Procon de Linhares dá dicas sobre compras para o Dia das Mães

Maio é o mês das mamães e mês de grande expectativa para o comércio. Neste período os consumidores movimentam-se em busca do presente ideal e os lojistas oferecem alternativas que vão desde eletroseletrônicos até a prestação de serviços como a entrega de flores, por exemplo.

Para as pessoas presentearem bem e com segurança no Dia das Mães, o PROCON de Linhares, que é vinculado a Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, preparou algumas dicas e orientações.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

Embora muito discutido, o assunto direito e deveres do consumidor, em datas como esta, é sempre bem-vindo. “A informação é a principal ferramenta à disposição dos consumidores para um consumo consciente e uma melhor defesa de seus interesses, contribuindo para evitar problemas pós venda, especialmente nas compras de última hora”, lembra o coordenador do Procon de Linhares, Geraldo Benedito Roza.

Para dúvidas o Procon de Linhares funciona na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal. Telefone: (27) 3372-2129.

Confira as dicas:

Exija informações claras

Todos os produtos vendidos no Brasil, mesmo os importados, estão sujeitos ao Código Defesa do Consumidor (CDC). Devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa, indicando composição, data de fabricação e prazo de validade, bem como nome e endereço do importador.

Na web, compre apenas em sites confiáveis

Se preferir a compra pela internet, muita atenção à segurança. Cuidado com lojas virtuais desconhecidas que oferecem preços muito abaixo do mercado. Só compre em sites seguros, para ter certeza de que os dados do cartão de crédito não serão capturados e de que o produto será entregue.

Compras feitas fora do estabelecimento comercial (telefone, internet, caixa postal, catálogo) podem ser canceladas dentro do prazo de sete dias, contados da assinatura do contrato ou do recebimento dos produtos, e com direito à devolução do valor pago. O pedido de cancelamento da compra deve ser feito por escrito.

Troca de calçados e roupas pode não ser tão simples

Logo depois de comprar sapatos ou roupas verifique se a possibilidade de troca das mercadorias consta na nota fiscal. É importante verificar a possibilidade de troca de tamanho, cor e modelo. Isso deve estar escrito na nota fiscal ou na etiqueta da peça, incluindo o prazo para troca. Confirme se a loja mantém uma política de trocas, pois ela só é obrigatória a trocar mercadorias em caso de defeito.

Evite produtos “piratas”

Outra dica importante das entidades de defesa do consumidor. Embora sejam ofertados por preços mais baixos, produtos falsificados, os chamados “piratas”, podem representar risco. Como é vendido sem garantia e nota fiscal, você não terá como reclamar caso ocorra algum problema. Além da ilegalidade, não há qualquer garantia de troca ou conserto, em caso de defeito.

Saiba seus direitos nos restaurantes

Homenagear a mãe com um convite para jantar fora é algo simples que pode resultar em aborrecimentos. Conhecer seus direitos pode evitá-los.

Os restaurantes, lanchonetes e similares devem ter afixado o cardápio com os preços, em moeda corrente, visível junto à entrada do local. Os fornecedores também devem informar a respeito de valores destinados ao couvert artístico e sobre as possibilidades para o pagamento da conta (cartão de crédito, cheque, ticket).

A má prestação de serviço dos funcionários do estabelecimento, comida com sabor estranho e/ou odor e de sujidades, entre outros, também, são problemas que podem e devem ser questionados pelo usuário. A taxa de serviço, os famosos 10% cobrados por bares e restaurantes sobre o valor total da conta, é opcional.

Sessão de beleza como presente

Muitas clínicas de estética e salões de beleza oferecem pacotes de serviços “embrulhados” nos chamados vales-presente. Pode ser uma opção interessante, mas é pesquisar alguns itens fundamentais, tais como: algum dos tratamentos oferecidos exige acompanhamento médico? A clínica escolhida tem profissionais capacitados para as funções? Quais são as condições de higiene do local? Os materiais usados são descartáveis, ou exigem esterilização?

Também não deixe de se informar sobre as regras e a disponibilidade de horário do estabelecimento. Confirme também o preço total do tratamento e o preço de cada sessão, a data de início e término do serviço.