‘Dia D’ de vacinação contra gripe será no sábado (12) em Rio Bananal

A Prefeitura de Rio Bananal por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (12/05), o Dia D da Campanha da Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe.

A vacinação acontece das 8h às 16h, nas seguintes unidades de saúde: Santa Rita, São Francisco, São Jorge, São Sebastião (ao lado do hospital) e na escola EMEI Tia Amélia do Bairro Santo Antônio.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A campanha teve início no dia 23 de abril e seguirá até o dia 01 de junho. Conforme cronograma do Ministério da Saúde, a imunização é feita somente ao seguinte grupo prioritário:

– Crianças de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

– Trabalhadores de saúde;

– Gestantes;

– Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);

– Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais;

– Povos indígenas;

– Pessoas com 60 anos ou mais;

-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior;

– População privada de liberdade;

– Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas;

– Funcionários do sistema prisional.

 

Influenza

O vírus da influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda, pelas mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A doença, que é caracterizada por uma gripe, tem os seguintes sintomas: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.