Como escolher corretamente sua armação e lente de grau

A Academia Americana de Oftalmologia estima que até 2050 metade da população mundial será míope. A perspectiva tem relação direta com o uso excessivo de computadores, celulares e outros dispositivos que acomodam a visão a enxergar só que está próximo.

Com esse aumento considerável no número de pessoas que passarão a usar óculos de grau, além de visitar anualmente o oftalmologista de sua confiança, a escolha da armação mais confortável e das lentes ideais para a necessidade de cada paciente é muito importante. O óptico e proprietário das Óticas Paris, Getulio Gomes de Azevedo, explica que ao escolher a armação, o cliente deve experimentar vários modelos para testar qual proporciona mais conforto ao rosto, em especial no apoio nasal, onde os óculos ficarão sustentados o dia todo. “O estilo da armação também deve se adequar ao formato do rosto. Para um resultado mais harmônico, a armação não deve ultrapassar as sobrancelhas”, recomenda.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Para quem tem miopia alta, a escolha da armação tem que ser ainda mais cuidadosa para que ela possa comportar as lentes mais grossas. No caso das lentes corretivas, aquelas com maior índice de refração contribuem para a redução da espessura das lentes.

Antes de escolher o tipo de lente que melhor atende suas necessidades, busque o máximo de informações sobre cada uma em sua ótica de confiança. De um modo geral, as lentes de policarbonato são mais resistentes a impactos, enquanto as orgânicas se destacam pela leveza e por permitirem uma visão periférica maior. Há ainda as lentes de trivex, que possuem transparência superior e são feitas de resina resistente à quebra. A lente escolhida também pode receber tratamentos especiais e ser antiabrasiva, pra evitar riscos e antirreflexo, ideal para quem dirige muito.

“Diversas marcas já fabricam lentes que prometem bloquear ao menos parcialmente ou totalmente a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos. Elas são projetadas para proteger os olhos dessa rotina de exposição à luz azul sem distorcer a visão das cores. Algumas lentes bloqueiam toda a radiação UV e filtram a luz visível de alta energia, proporcionando uma visão adequada e saudável”, explica Getulio.

Para quem tem mais de um problema de visão, as lente multifocais, que proporcionam uma visão ininterrupta de perto, à meia distância e de longe, são as mais recomendadas.