O ponto turístico mais visitado do Espírito Santo, o Convento da Penha, em Vila Velha, é, mais uma vez, palco de celebração e manifestação de fé nos próximos dias. Acontece até o dia 9 de abril, a 447ª Festa da Penha, maior festa mariana do Espírito Santo, e terceira maior do Brasil. Em 2018, o tema escolhido é “Virgem da Penha, Minha Alegria”.

Os nove dias de orações incluem missas, romarias, confissões, oitavário e muita devoção a Nossa Senhora da Penha. As manifestações de fé mais intensas acontecem nos três últimos dias com as Romarias dos Homens, das Mulheres, a Procissão Marítima e a missa de encerramento.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A Festa de Nossa Senhora da Penha é uma homenagem à Padroeira do Espírito Santo. Além do significado religioso que tem para o Estado, é uma das mais importantes para o movimento turístico capixaba e cresce a cada ano. Para 2018, o evento tem estimativa de público de 2 milhões entre capixabas e turistas.

 

Programação

A padroeira do Espírito Santo é homenageada com a devoção franciscana chamada Oitavário da Penha, missas no campinho do Convento e na Prainha e romarias de diversos locais.

A Romaria dos Homens, a mais tradicional da festa, é realizada há 57 anos. Em 2018, a peregrinação será no dia 7 de abril. Inicialmente criada para estimular a participação masculina na Festa da Penha, hoje é a maior procissão de homens do Brasil. Nos últimos anos as mulheres passaram a também participar. Os mais de 700 mil romeiros caminham por 14 quilômetros, saindo da Catedral Metropolitana, em Vitória, às 18h, até o Parque da Prainha, em Vila Velha, quando às 23h tem início a celebração eucarística.

Outras romarias acontecem durante o evento: das Mulheres; a Procissão Marítima, que mantém viva uma das mais antigas formas de acessar o Convento: partindo da Ilha das Caieiras, em Vitória, e chegando pelo mar à Prainha; dos Motociclistas; dos Cavaleiros; dos Ciclistas; das Pessoas com Deficiência; dos Militares; e das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus.

Os shows religiosos e culturais acontecem no Parque da Prainha, aos pés do Convento da Penha.

A Secretaria de Estado de Turismo apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba conhecer o Estado e valorizar a cultura local.

Serviço:

447ª Festa da Penha

Data: 1º a 9 de abril

Local: Convento da Penha e Prainha, em Vila Velha

Entrada Gratuita

Mais informações: http://conventodapenha.org.br/